terça-feira, 28 de outubro de 2008

Desperate Housewives (In Portuguese)

Desperate Housewives (em Portugal, Donas de Casa Desesperadas) é uma série de televisão estadunidense, criada por Marc Cherry, e transmitida na ABC desde 2004. Em Wisteria Lane na cidade ficcional de Fairview, o tema da série é a vida de cinco donas de casa, durante as suas lutas domésticas enquanto vários mistérios são desvendados. O estilo da série combina com elementos de drama, comédia, mistério e novela. Em Portugal, foi transmitido pela FOX e é atualmente transmitido pelos canais SIC e Fox Life e no Brasil pela RedeTV! e pela Sony. A série teve 15 indicações para o Emmy Awards em 2005, ganhando 6. Em 2006, obteve indicações principalmente nas categorias técnicas. Em 2005 foi uma das séries mais vistas em todo o mundo. Há ainda uma versão argentina da série que já terminou sua primeira temporada, sendo um relativo sucesso de audiência.

Produção
A idéia da série surgiu quando Marc Cherry e sua mãe estavam vendo na televisão uma matéria sobre Andrea Yates, mulher que havia afogado seus cinco filhos na banheira, um por um, aparentemente porquê não suportava o peso da maternidade.Antes de Desperate Housewives, Cherry foi conhecido pela produção de séries de comédia como The Golden Girls e seguida de Golden Palace. Também havia outras três séries The Five Mrs. Buchanans, The Crew e Some Of My Friends, nenhuma destas durou mais de um ano . Inicialmente Cherry mostrou a série a HBO, CBS, NBS,Fox, Showtime e Lifetime, mas não foi aceita por nenhum dos canais. Por último, dois novos executivos da ABC, Lloidy braun e Susan Lyne deram luz verde a Marc para transmitir o episódio piloto.
Os executivos da ABC não estavam satisfeito inicialmente com o título da nova série, tanto que sugeriram que o título fosse Wisteria Lane e as vidas secretas das donas de casa.
Em 18 de maio de 2004,a ABC anunciou o horário estável da série, todos os domingos de 21:00 ás 22:00 horas.
A série há alcançado grandes indices de audiência, junto com Lost, revivendo tempos passados de fortuna da ABC, cujo o último éxito havia sido Quem quer ser milionário?.


Elenco
Ver página anexa: Lista de personagens de Desperate Housewives
O elenco de Desperate Housewives é grande, tendo tido já mais de trinta atores regulares no decorrer da série, embora por vezes vários atores interpretam uma só personagem.


Principal
Teri Hatcher - Susan Mayer
Felicity Huffman - Lynette Scavo
Marcia Cross - Bree Hodge
Eva Longoria Parker - Gabrielle Solis
Nicollette Sheridan - Edie Britt
Brenda Strong - Mary Alice Young
Dana Delany - Katherine Mayfair
James Denton - Mike Delfino
Ricardo Antonio Chavira - Carlos Solis
Doug Savant - Tom Scavo
Andrea Bowen - Julie Mayer
Shawn Pyfrom - Andrew Van De Kamp
Joy Lauren - Danielle Van De Kamp
Kyle MacLachlan - Orson Hodge (3ª temporada)
Mark Moses - Paul Young (1ª e 2ª temporada)
Cody Kasch - Zach Young (1ª,2ª e 3ª temporada)
Steven Culp - Rex Van De Kamp (1ª temporada)
Jesse Metcalfe - John Rowland (1ª e 3ª temporada)
Alfre Woodard - Betty Applewhite (2ª temporada)
Mehcad Brooks - Matthew Applewhite (2ª temporada)
Page Kennedy e NaShawn Kearse - Caleb Applewhite (2ª temporada)
Richard Burgi - Karl Mayer (1ª e 2ª temporada)
Roger Bart - George Williams (episódios 25-32)
Josh Henderson - Austin McCann (episódios 48-63)
Lyndsy Fonseca - Dylan Mayfair (4ª temporada)
Neal McDonough - Dave Williams (5ª temporada)
Brent Kinsman - Preston Scavo (1ª à 4ª temporadas)
Shane Kinsman - Porter Scavo (1ª à 4ª temporada)
Zane Huett - Parker Scavo (1ª à 4ª temporada)
Rachel Fox - Kayla Scavo (3ª e 4ª temporadas)
Max Carver - Preston Scavo (5ª temporada)
Charlie Carver - Porter Scavo (5ª temporada)
Joshua Logan Moore - Parker Scavo (5ª temporada)
Kendall Applegate - Penny Scavo (5ª temporada)


Temporadas
A série Desperate Housewives teve, até agora, na sua longevidade, quatro temporadas. A quinta temporada da série estreou nos EUA em 28 Setembro 2008.


1ª Temporada
Ver artigo principal: Primeira Temporada de Desperate Housewives
A primeira temporada da série, que estreou em 03 Outubro 2004 e concluiu a sua transmissão original em 22 Maio 2005, apresenta-nos a dona de casa Mary Alice Young (Brenda Strong), que aparentemente é uma mulher feliz, mas que no entanto se suicida no episódio piloto. Do seu elevado estado lá no céu, Mary Alice apresenta-nos a Wisteria Lane, o bairro onde costumava morar, à sua família, Paul (o marido) (Mark Moses) e Zach Young (o filho) (Cody Kasch), e ao seu círculo de amigas e vizinhas, que inclui: Susan Mayer (Teri Hatcher), uma mãe recentemente divorciada, que é um pouco trapalhona e que procura amor, encontrando-o no coração do novo vizinho, o canalizador Mike Delfino (James Denton); Lynette Scavo (Felicity Huffman), uma mãe de quatro crianças rebeldes e mal-comportadas, que é assoberbada pelos problemas familiares, depois de ter desistido da sua carreira de sucesso para se tornar numa mãe a tempo inteiro; Bree Van De Kamp (Marcia Cross), uma mulher perfeccionista que vê a sua vida familiar a desmoronar velozmente; Gabrielle Solis (Eva Longoria), uma ex-top model transformada numa esposa-troféu, que consegue escapar à sua rotina aborrecida ao ter um caso amoroso com o jardineiro adolescente, John (Jesse Metcalfe); e Edie Britt (Nicollette Sheridan), uma agente imobiliária que tem uma vida amorosa picante e escandalosa. Juntas, as mulheres de Wisteria Lane tentam descobrir porque é que Mary Alice se suicidou.


2ª Temporada
Ver artigo principal: Segunda Temporada de Desperate Housewives
Na segunda temporada, que estreou em 25 Setembro 2005, e concluiu a sua transmissão original em 21 Maio 2006, as donas de casa já sabem porque razão Mary Alice se suicidou, e as suas vidas seguem em frente. O mistério central da segunda temporada reside na família de Betty Applewhite (Alfre Woodard), que se mudou para Wisteria Lane a meio da noite. Na segunda temporada, a relação de Susan e Mike encontra vários obstáculos depois de se descobrir que Mike é o pai biológico de Zach, Lynette volta a trabalhar numa empresa de marketing enquanto Tom fica em casa a tomar conta dos filhos, Bree encontra problemas com George (Roger Bart) e os seus filhos depois da morte de Rex, o que a leva a virar-se para o álcool, com Carlos (Ricardo Antonio Chavira) na prisão Gabrielle tem de se habituar à maternidade, e Edie começa a dormir com Karl Mayer (Richard Burgi), o ex-marido de Susan.


3ª Temporada
Ver artigo principal: Terceira Temporada de Desperate Housewives
Na terceira temporada, que estreou em 24 Setembro 2006, e concluiu a sua transmissão original em 20 Maio 2007, começa uma nova era na série, pois por esta altura os até então produtores executivos Michael Edelstein e Tom Spezialy tinham deixado a equipa de produção. O mistério central baseia-se nos segredos de Orson Hodge (Kyle MacLachlan), o novo interesse romântico de Bree. Mike encontra-se num coma depois de ter sido atropelado, e quando acorda não se lembra dos últimos dois anos da sua vida. Susan conhece Ian Hainsworth (Dougray Scott), um homem britânico rico cuja esposa se encontra num coma. Lynette conhece a sua adorável enteada, Kayla, (Rachel Fox), e tem vários problemas relacionados com a carreira do seu marido, Tom (Doug Savant), e a sua rival Nora (Kiersten Warren), a mãe de Kayla, assim como com o manager que contrata para a Scavo Pizzeria, Rick Coletti (Jason Gedrick) e uma doença que lhe é diagnostica no final da temporada. Bree aceita casar-se com Orson, mas os seus segredos constituem uma ameaça constante para a relação. Gabrielle e Carlos divorciam-se, e Gabrielle tenta seguir em frente com a sua vida e provar não só aos outros mas a si própria que é uma mulher independente. Edie começa por enganar Mike, como modo de vingança em relação a Susan, e mais tarde acaba por se relacionar com Carlos. Julie Mayer (Andrea Bowen), a filha de Susan, começa uma relação com Austin McCann (Josh Henderson), o sobrinho de Edie.


4ª Temporada
Ver artigo principal: Quarta Temporada de Desperate Housewives
Na quarta temporada, Katherine Mayfair (Dana Delany) regressa a Wisteria Lane, depois de ter deixado a rua há 12 anos atrás, e traz consigo vários segredos, que escondem as razões pelas quais se foi embora de Wisteria Lane há anos atrás e voltou para Wisteria Lane de Chicago. Susan descobre que está grávida, enquanto Mike se vicia em comprimidos e Julie se prepara para ir para a universidade. Lynette lida com a sua doença e a sua mãe radical, Stella (Polly Bergen), e mais tarde volta a ter problemas com Rick e Kayla. Bree esconde a gravidez da filha, Danielle (Joy Lauren), e mais tarde separa-se de Orson ao descobrir que ele atropelou Mike. Gabrielle começa um caso amoroso com Carlos e Edie sobrevive à sua tentativa de suicídio, chantageando Carlos. No final da quarta temporada, a série avança cinco anos no futuro, e as vidas das donas de casa mudaram drasticamente.


5ª Temporada
Ver artigo principal: Quinta Temporada de Desperate Housewives
Na quinta temporada, a acção da série avançou cinco anos no futuro, para o ano 2013. As personagens estão cinco anos mais velhas e as suas vidas mudaram bastante. Susan tem um novo interesse romântico, Jackson Hart (Gale Harold), mas Mike ainda se encontra por perto, a morar em Wisteria Lane. A Scavo Pizzeria é um restaurante de maior sucesso agora, e os gémeos de Lynette são delinquentes juvenis. Bree é uma autora de livros de culinária, e Katherine faz parte da sua equipe. Katherine sente-se mal pois Bree é uma estrela e ela não, apesar de terem começado o negócio de culinária juntas há cinco anos atrás. Gabrielle tem duas filhas e um marido cego, e a pressão familiar começa a afectá-la. Edie regressa a Wisteria Lane com um novo marido, Dave (Neal McDonough) e novos segredos.


Início das transmissões internacionais por data
Estados Unidos da América e Canadá: 3 de Outubro, 2004 na ABC (EUA) e CTV (Canadá)
Alemanha: 14 de Outubro, 2004 no Premiere (pay per view, com legendas).
América Latina: 4 de Novembro, 2004 na Sony Entertainment Television
Brasil: 4 de Novembro, 2004 pelo Canal Sony e 3 de Setembro, 2006 na RedeTV!
Irlanda: 4 de Janeiro, 2005 na RTE2.
Reino Unido: 5 de Janeiro, 2005 no Channel 4.
Bélgica: 21 de Janeiro, 2005 na één.
Austrália: 31 de Janeiro, 2005 na Seven Network.
Croácia: 17 de Fevereiro, 2005 no canal nova.
Dinamarca: 2 de Março, 2005 na TV2
Itália: 22 de Fevereiro, 2005 na FOX Life.
Turquia: 28 de Fevereiro, 2005 na CNBC-é.
Países Baixos: 1 de Março, 2005 na Net 5.
Espanha: 3 de Março, 2005 na FOX.
Suécia: 29 de Março, 2005 no Kanal 5.
Suíça: 11 de Abril, 2005 na SF 1, TSR 1 e TSI 1.
Alemanha: 12 de Abril, 2005 no PRO 7 (traduzido em Alemão).
México: 3 de Maio, 2005 no Canal 7 (VHF). Contudo, foi inicialmente transmitido pela Sony Entertainment Television vários meses antes.
Hong Kong: 12 de Maio, 2005 na TVB Pearl.
Portugal:(1ª Temporada) - 22 de Maio, 2005 na SIC; e duas semanas antes na FOX.(2ª Temporada) - 3 de Abril, 2006 na FOX; 4 de Abril, 2006 na SIC.(3ª Temporada) - 28 de Março, 2007 na SIC; 2 de Abril, 2007 na FOX.(4ª Temporada) - 8 de Janeiro, 2008 na FOX Life.


Premiações
2005: Globo de Ouro - Melhor Série Televisiva (Musical ou Comédia)
2006: Globo de Ouro - Melhor Série Televisiva (Musical ou Comédia)


Jogo de computador
Um jogo de computador foi produzido pela Buena Vista Games, intitulado de Desperate Housewives:O Jogo.


Versão brasileira
Ver artigo principal: Donas de Casa Desesperadas
"Donas de Casa Deseperadas" é uma série de televisão dramática brasileira exibida pela RedeTV! em parceria com a Disney. A série é uma versão brasileira de Desperate Housewives.


Curiosidades
- Quase todas as músicas de Desperate Housewives são gravadas normalmente, e reproduzidas ao contrário no episódio.
- Antes da Touchstone oferecer Desperate Housewives à ABC, no episódio original, Mary Alice Young era interpretada por Sheryl Lee, John Rowland por Kyle Searles, e Rex Van De Kamp por Michael Reilly Burke. Lee foi substituído por Brenda Strong, ambas tinham desempenhado vários papéis de pessoas que morreram antes, Strong em Everwood e Lee em Twin Peaks.
- A abertura inicial traz referencias a várias obras de arte famosas.
- A maior parte dos títulos dos episódios são derivados de músicas de Stephen Sondheim.
- O tema principal da série é de autoria de Danny Elfman.
- Laura Bush, esposa do presidente dos Estados Unidos Geoge Bush, disse que assiste Desperate Housewives com suas amigas, e é uma grande fã.


Curiosidades : Religião das Donas de casa
Bree Hodge - Evangélica Presbiteriana.
Gabrielle Solis - Católica
Edie Britt - Católica
Julie Mayer - Não religiosa, em um epsódio foi a Igreja Batista
Susan Mayer - Não religiosa
Lynette Scavo - Católica, na quarta temporada foi a igreja Presbiteriana de Bree
Tom Scavo - Católico
Carlos Solis - Católico
Orson Hodge - Evangélico


Nenhum comentário:

Seguidores

.

.